Como aumentar a autoestima: 7 dicas práticas

  • Post category:Bem Estar
  • Post comments:8 Comments
  • Reading time:11 mins read
You are currently viewing Como aumentar a autoestima: 7 dicas práticas

A autoestima é um aspecto fundamental para uma vida saudável e feliz, essencial para o bem-estar emocional e físico. Mas afinal, como aumentar a autoestima

Ter autoestima significa ter confiança em si mesmo, saber lidar com as emoções e se sentir capaz de enfrentar os desafios da vida. 

A qualidade de vida está diretamente relacionada ao amor-próprio e por esse motivo é essencial manter a autoestima elevada. 

Isso pode ser um verdadeiro desafio num ambiente acelerado e cheio de demandas. As pessoas acabam esquecendo de olhar para si mesmas e se cuidar.

Neste artigo vamos falar sobre o que é autoestima, os benefícios de ter autoestima e de que formas práticas é possível aumentar a autoestima com 7 dicas práticas.

O que é autoestima?

A autoestima é a maneira como enxergamos a nós mesmos, como nos sentimos e como definimos nosso próprio valor. Está relacionada a nossa autoimagem e autoconfiança. 

Quando a pessoa tem uma autoestima elevada, ela se sente bem consigo mesma, acredita nas suas habilidades e capacidades, além de ter uma visão positiva do futuro.

Caso contrário, quando a autoestima da pessoa é baixa, ela se sente insegura, ansiosa e com baixa autoconfiança. É possível aumentar a autoestima através de algumas dicas práticas.

Ao final deste artigo, você vai conhecer 7 dicas práticas para aplicar e conseguir aumentar sua autoestima. Antes, porém, vamos conhecer alguns benefícios de ter autoestima.

Benefícios de ter autoestima

São muitos os benefícios de ter autoestima. Esses benefícios impactam a saúde física e mental de modo positivo. Pessoas com autoestima elevada enfrentam melhor o estresse e a ansiedade.

Além disso, pessoas que têm autoestima conseguem estabelecer relações saudáveis mais facilmente, são mais produtivas e têm maior satisfação com a vida de modo geral.

Por ser é a base para uma vida plena, feliz e que influencia todas as áreas da vida, ter autoestima ajuda alcançar metas profissionais, ajuda superar pensamentos negativos e alcançar satisfação pessoal. 

Diante de tantos benefícios, fica evidente que todos nós vamos querer aumentar a autoestima. De que formas práticas é possível fazer isso? Descubra lendo as 7 dicas para aumentar a autoestima que seguem nos tópicos abaixo.

Como aumentar a autoestima

Você pode aumentar sua autoestima através de algumas atitudes práticas a serem aplicadas no seu dia a dia. Você vai perceber que não há nada de muito desafiador e qualquer pessoa pode aplicar essas dicas.

Não importa sua circunstância, você vai perceber que é totalmente possível aplicar essas 7 dicas na sua rotina e aumentar sua autoestima.

7 Dicas práticas para aumentar a autoestima

Leia abaixo as 7 dicas para aumentar a autoestima. Comece hoje mesmo a aplicar essas dicas e desfrutar os benefícios.

1. Identifique suas qualidades

É muito comum focarmos em nossas fraquezas e falhas e até mesmo ressaltar nossos defeitos. Mude essa atitude! Pare de negligenciar suas qualidades!

Procure manter o foco em suas habilidades, nos seus talentos e lembrar das conquistas que já alcançou. Isso servirá de motivação.

Você pode fazer um exercício: pegue papel e caneta e faça uma lista das suas qualidades. Sempre que estiver desmotivada, leia essa lista.

E lembre-se: todas as pessoas têm qualidades únicas, que merecem ser reconhecidas. Esse é o primeiro passo para aumentar a autoestima.

2. Seja gentil consigo mesma

Você pode fazer isso aprendendo a tolerar suas falhas ao mesmo tempo que celebra suas conquistas. Não compare seus resultados com outras pessoas, pois cada um tem sua própria jornada.

Pense em como você trataria um amigo querido e adote esse tratamento para si. Seja compreensiva consigo mesma, aceite suas limitações e lembre que você merece o mesmo respeito que tem por um amigo e outras pessoas.

Gentileza gera gentileza, mas não importa se as pessoas ao seu redor não demonstram gentileza. O importante é que você seja gentil consigo mesma.

3. Pratique o autocuidado

Pratique o autocuidado - Como aumentar a autoestima

Cuidar de si mesma, essa é a terceira dica para aumentar a autoestima. Assim como você reserva tempo para cuidar de outras pessoas durante o seu dia, reserve também um tempo para cuidar de você!

Faça isso todos os dias, desta forma você irá criar uma rotina de autocuidado. Mas atenção! O autocuidado não se limita à aparência! Além do corpo, você deve cuidar da mente.

Faça atividades que lhe dão prazer. Pode ser a leitura de um livro, tomar um banho relaxante, praticar exercícios físicos ou simplesmente relaxar.

O autocuidado envolve cuidar da saúde física. Dê preferência para alimentos saudáveis, procure dormir bem e manter uma rotina de exercícios físicos.

Lembre-se: cuidar de si mesma é uma forma de demonstrar amor e valorização pessoal. Não deixe para amanhã! Comece hoje mesmo.

4. Faça algo que você teme

Isso mesmo, você não leu errado! Fazer algo que você teme é uma forma de aumentar a autoestima e você vai descobrir como.

Parece até contraditório aplicar essa dica. No entanto, enfrentar seus medos e sair do que chamamos de “zona de conforto” é uma maneira eficaz de aumentar a autoconfiança. 

Você deve se lembrar que a autoconfiança é uma característica da autoestima, não é mesmo? Pois então, aumentando sua autoconfiança, aumentará também a autoestima.

Escolher fazer algo que para você é um desafio e conseguir superar esse desafio vai lhe proporcionar a sensação de realização. Mas é preciso cautela para alcançar o resultado desejado!

Escolha o desafio e busque alternativas para superá-lo dando um passo de cada vez, até que você consiga realizar algo que até então parecia impossível.

5. Aprenda algo novo

Aprender algo novo proporciona uma sensação de crescimento pessoal e isso afeta diretamente no aumento da autoestima.

O que você pode aprender? Pode ser outro idioma ou uma nova habilidade. Você pode tentar alguma atividade artesanal, por exemplo, ou aprender tocar um instrumento.

Ao aprender algo novo, superamos nossas limitações e descobrimos novos potenciais. Expandimos nossos horizontes e estimulamos nosso crescimento pessoal.

Ao embarcar em uma nova jornada, dizemos a nós mesmos: “você é capaz de se adaptar, evoluir e se desenvolver”. Cada pequena conquista contribui para aumentar a autoestima.

6. Procure estar junto de pessoas positivas

O círculo social pode ter um grande impacto na nossa autoestima. Por esse motivo, é fundamental que você procure estar perto de pessoas que pensam positivo.

Pessoas negativas, muito críticas e que nos desencorajam podem minar nossa confiança. Desta forma, ao invés de aumentar a autoestima, a tendência será nos deixar para baixo. 

Quando nos cercamos de pessoas positivas que nos motivam e valorizam nossas qualidades, nos sentimos motivados e isso fortalece a autoestima.

7. Pratique a gratidão

Agradecer é uma atitude poderosa para aumentar a autoestima. O que isso envolve? Tire um tempo todos os dias para refletir em coisas pelas quais você é grato.

Pode parecer algo simples, e realmente é. Você pode meditar e agradecer pela família que tem, por uma conquista pessoal ou até mesmo pela beleza da natureza ao seu redor.

Ao tirar tempo para agradecer, você passará a apreciar mais intensamente as coisas positivas em sua vida e isso contribuirá para aumentar sua autoestima.

Conclusão – como aumentar a autoestima

Todos desejam se sentir bem consigo mesmos e aproveitar o que a vida tem de melhor a oferecer. Aumentar a autoestima faz parte desse processo, pois ela nos ajuda a florescer em todos os aspectos da vida.

Podemos aumentar a autoestima através de algumas atividades relativamente simples, mas que irão proporcionar ótimos resultados. 

Você pode fazer isso identificando suas qualidades, sendo gentil consigo mesma, praticando o autocuidado, superando desafios, aprendendo algo novo, estando ao lado de pessoas positivas e praticando a gratidão.

Através de pequenas atitudes, você poderá colher e usufruir grandes resultados! 

Aumentar a autoestima agrega vários benefícios físicos e emocionais, além de abrir portas para um futuro cheio de possibilidades!

Ana Carla Ribeiro

Criadora de conteúdo digital, escritora independente e redatora de artigos para Blog e literários em geral.

This Post Has 8 Comments

  1. Gabi Avellar

    Amei esse post. Obrigada !!

    1. Renato Faria

      Olá Gabi, que bom que gostou! Seja sempre bem vinda aos nossos conteúdos.

  2. Manuela Mani

    Colocando em prática o Item 7…
    Gratidão por essas dicas tão inspiradoras !!

    1. Renato Faria

      Gratidão pelo comentário Manuela. Fique sempre Fit Bem Estar 🙂

  3. Nadine Brito

    Excelente conteúdo! Autoestima é de fato muito importante, pois afetam diretamente nossas relações e qualidade de vida! Amei o post, muito obrigada! 🥰

    1. Renato Faria

      Olá Nadine, muito obrigado pelo comentário!
      Com certeza, como mostra o post, precisamos focar nas nossas qualidades e também adquirir novas habilidades pra elevar nossa autoestima.
      Abraço, autoestima em alta e sucesso 🙂

  4. Débora Fernandes

    A minha tá lá em baixo, mas vou praticar. Gratidão

    1. Renato Faria

      Siga as dicas deste post. Melhoras para a sua autoestima!

Leave a Reply